quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Novembro

Finalizamos o Projeto de Leitura de 2015 com o tema Consciência Negra, em homenagem ao Dia da Consciência negra que, por conseguinte homenageia a luta por igualdade e o fim do preconceito racial dos povos africanos e seus descendentes.
         Esse tema objetivou além da leitura, o conhecimento mais aprofundado sobre a vida e luta dos escravos no Brasil. Buscou também a valorização e respeito pelo ser humano independente de qualquer fator sociocultural ou étnico.

        Além das leituras foi realizado dramatizações sobre o tema enfatizando assim a vida dos escravos. Os alunos tiveram que fazer pesquisas sobre as encenações propostas. Foram encenadas a venda dos escravos nos mercados e uma cena de preconceito.  
         Os alunos do Ensino Infantil e 1º ano assistiram a vídeos e leituras de histórias de lendas africanas durante o mês de novembro. Também coloriram desenhos temáticos.










       
Encenação da venda dos escravos.









Encenação de preconceito 
(aluno é discriminado por coleguinha por ser negro)





 Relatório
(aluna do 5º ano)

    O Projeto de Leitura realizado em 2015 foi muito bom. Levar os livros para casa ajudou muito os alunos que tinham dificuldade na leitura. Levávamos oito livros na maleta de cada vez, seria bom se todos os alunos  tivessem lido; pois tinha pessoas que levavam a maleta mas não liam. No inicio do ano o professor pediu para nós anotarmos os nomes dos livros lidos, mas alguns alunos não anotaram e outros disseram ter perdido a lista.

      Além das leituras havia também as apresentações. Eu acho que só não fizemos apresentação em dois meses porque não deu tempo. Eu acho isso muito importante, transmite vontade de aprender, principalmente para quem ainda não sabe ler, mas tem alguns colegas que não se dedicaram.

        Para uma pessoa querer aprender é necessário dizer : "Eu sou capaz, eu consigo." Depois é ir pegar um livro. Hoje as pessoas não aprendem porque não querem, hoje tem livros nas escolas, tem projetos. Antigamente não tinha, mas hoje está tudo mais fácil, é só ter coragem; a leitura é ensinamento.

Luana dos Santos Ribeiro
         


Entrega dos Certificados de Honra ao Mérito de Melhor Leitor do Projeto de Leitura do Município ofertados pela Prefeita Guiomar de Andrade Resende e pela Secretaria de Educação Municipal Maria da Conceição Silva Santos de Milton Brandão Piauí-PI











Nenhum comentário:

Postar um comentário

8ª edição